
Visita Cultural e Solidária
Visita Cultural e Solidária dos Alunos do 10.º A, 11.º A e 11.º B
Os alunos do 10.º A, 11.º A e 11.º B participaram no dia 11 de fevereiro numa visita de estudo que articulou cultura e solidariedade. A visita começou no Museu do Oriente, onde exploraram o choque de culturas ao longo dos tempos, refletindo sobre a importância do diálogo intercultural na construção de sociedades mais inclusivas.
De seguida, os alunos e as professoras Ana Carvalhal, Isabel Costa e Isabel Carvalho deslocaram-se à sede da AMI, onde aprofundaram o conhecimento sobre o papel do voluntariado e a relevância do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 17, que promove parcerias para a implementação de metas globais.
Num gesto de compromisso social, os estudantes organizaram previamente uma campanha de recolha de t-shirts e chapas de raio-X, que entregaram à AMI. Para além disso, deram nova vida às t-shirts recolhidas, transformando-as em sacos de tecido reutilizáveis, contribuindo assim para a luta contra a pobreza e promovendo práticas sustentáveis.
Exposição "Arte no Holocausto"
Exposição "Arte no Holocausto" na Escola EB 2,3/S José Relvas - Alpiarça assinala o Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto
No âmbito das comemorações do Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto, assinalado a 27 de janeiro, a Biblioteca Escolar promove a exposição "Arte no Holocausto", um conjunto de painéis que mostram obras criadas durante o período do Holocausto (1939-1945) por 20 artistas, dos quais cerca de metade não sobreviveu.
A exposição foi cedida pelo Museu Yad Vashem, instituição de referência na preservação da memória do Holocausto, e foi impressa com o apoio da Autarquia. Estará patente na escola até ao final do mês de fevereiro, permitindo que alunos, professores e restante comunidade escolar possam refletir sobre a importância da memória e da resistência através da arte.
Promoção do Bem-Estar Digital nas Escolas
Foram divulgadas, no dia 29 de janeiro de 2025, as Recomendações para a Promoção do Bem-Estar Digital nas Escolas, bem como as respetivas folhas informativas destinadas aos diretores de Agrupamentos de Escolas (AE), docentes, alunos e encarregados de educação.
Os referidos documentos foram apresentados pela Subdiretora-Geral da Educação, Maria João Horta, no decorrer do Seminário “Aprender Mais Agora”, realizado no Convento de São Francisco, em Coimbra, um evento enquadrado pela aprovação da Resolução do Conselho de Ministros n.º 140/2024, de 17 de outubro, que instituiu o Plano «Aprender Mais Agora», e dedicado à reflexão e análise dos seguintes eixos prioritários:
- Melhorar a Aprendizagem
- Integração e Sucesso de Alunos Migrantes
Provas-ensaio 2025 | Informações: 4º, 6º e 9º ano

Dia da Diversidade e da Inclusão - 2025
A tarde do passado dia 23 de Janeiro foi recheada de atividades diferenciadoras para os nossos alunos, professores, assistentes e convidados, onde puderam experimentar o Polybat, Slalom de Cadeira de Rodas, Percurso Vendados, Pintura Adaptada, Veste o meu Casaco apenas com um braço e Parede de Escalada.
A diversidade e inclusão é valorizada e os constrangimentos são ultrapassados com mestria. Parabéns a todos os participantes!
Viver o teatro e a música em Lisboa
No passado dia 9 de janeiro, os alunos do 11º ano participaram numa visita de estudo, no âmbito das disciplinas de Português e Inglês, a Lisboa, tendo mergulhado na riqueza do teatro português, ao assistir à encenação de Frei Luís de Sousa, uma obra-prima de Almeida Garrett, e no mundo música, numa visita ao Hard Rock Café, um espaço que se destaca pela sua arquitetura imponente e pela decoração repleta de peças icónicas da história do rock.
No âmbito dos conteúdos programáticos da disciplina de Português, pretendeu-se que os alunos compreendessem melhor o contexto histórico, político e cultural da obra Frei Luís de Sousa, sentissem a intensidade dramática das personagens e dos seus conflitos e, refletissem sobre as questões universais espelhadas numa das obras mais importantes do romantismo português e que permanecem atuais. Foi uma manhã inesquecível, onde a força do texto, a entrega dos atores e a magia do teatro se uniram para criar uma experiência verdadeiramente memorável.
Torneio de Ténis de Mesa/Inauguração da Parede de Escalada
Os alunos do 10ºB e 11ºC do Curso Profissional Técnico de Desporto participaram na organização de várias atividades para a Comunidade Educativa no dia 20 dezembro 2024.
Foi um dia inteiro cheio de animação, convívio, novas aprendizagens e competição.
Os alunos ficaram responsáveis pela organização de um Torneio de Ténis de Mesa, da subida da Parede de Escalada, Jogos de Tabuleiro e Tradicionais.
Foram atividades desenvolvidas e articulação com a Biblioteca Escolar, do Desporto Escolar e da disciplina + Sustentabilidade (8ºANO).














