Visita Cultural e Solidária
Visita Cultural e Solidária dos Alunos do 10.º A, 11.º A e 11.º B
Os alunos do 10.º A, 11.º A e 11.º B participaram no dia 11 de fevereiro numa visita de estudo que articulou cultura e solidariedade. A visita começou no Museu do Oriente, onde exploraram o choque de culturas ao longo dos tempos, refletindo sobre a importância do diálogo intercultural na construção de sociedades mais inclusivas.
De seguida, os alunos e as professoras Ana Carvalhal, Isabel Costa e Isabel Carvalho deslocaram-se à sede da AMI, onde aprofundaram o conhecimento sobre o papel do voluntariado e a relevância do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 17, que promove parcerias para a implementação de metas globais.
Num gesto de compromisso social, os estudantes organizaram previamente uma campanha de recolha de t-shirts e chapas de raio-X, que entregaram à AMI. Para além disso, deram nova vida às t-shirts recolhidas, transformando-as em sacos de tecido reutilizáveis, contribuindo assim para a luta contra a pobreza e promovendo práticas sustentáveis.
Esta atividade integrou-se num Domínio de Autonomia Curricular (DAC), envolvendo as disciplinas de Espanhol, Filosofia e Físico-Química, e vai culminar numa publicação conjunta de ensaios filosóficos e textos de opinião, onde os alunos irão refletir sobre as experiências vividas e os temas explorados, com destaque para a importância da ética na área do voluntariado e dos processos químicos da reciclagem e a sustentabilidade ambiental. Este DAC conta também com a colaboração do projeto Eco-Escolas e do Clube Ciência Viva do Agrupamento.
Uma verdadeira união entre aprendizagem, consciência crítica e ação solidária!
FOTOS:

Visita cultural e solidária 2025

Visita cultural e solidária 2025

Visita cultural e solidária 2025

Visita cultural e solidária 2025

Visita cultural e solidária 2025

Visita cultural e solidária 2025

Visita cultural e solidária 2025

Visita cultural e solidária 2025

Visita cultural e solidária 2025

Visita cultural e solidária 2025













