Inovar +

inovarmais

SIGA

Moodle

moodle

Email

inovarmais

P.A.A.

Notícias do Agrupamento

Diwali ou Festival das Luzes

Escrito por Escola. Publicado em Agrupamento

No dia 20 de outubro, os alunos e alunas da comunidade hindu da nossa escola quiseram partilhar com a comunidade, a celebração de um dos dias mais felizes para a sua religião: O Diwali uma festa móvel.
    O Diwali, ou Festival das Luzes, é uma das celebrações mais importantes da Índia, celebrada por hindus, sikhs e jainistas. É uma festa que costuma durar cinco dias, que simbolizam a vitória do bem sobre o mal e da luz sobre as trevas, celebrada através da iluminação de casas e ruas com lâmpadas de óleo, fogos de artifício e rituais religiosos. Muitas vezes também é visto como uma celebração de Ano Novo, representando renovação e prosperidade. 
    Os alunos apresentaram os seus trabalhos escritos no hall das Biblioteca Escolar e convidaram toda a comunidade a visitar a exposição dos seus trabalhos: balões iluminado\s com todos os deuses venerados:  

•    Brahma: O deus criador, responsável por criar o universo e o conhecimento. 
•    Vishnu: O deus da preservação e do sustento da vida. É frequentemente representado em avatares, como Krishna e Rama. 
•    Shiva: Conhecido como o destruidor e regenerador. Ele destrói para que um novo começo possa acontecer, representando a transformação e renovação. 
•    Ganesha: O deus com cabeça de elefante, venerado como o removedor de obstáculos, o mestre da sabedoria e do intelecto. 

Principais deusas hindus
•    Lakshmi: A deusa da riqueza, prosperidade e fortuna, consorte de Vishnu. 
•    Saraswati: A deusa do conhecimento, da música, das artes e da sabedoria, consorte de Brahma. 
•    Parvati: Consorte de Shiva, é a deusa do amor, da beleza e da fertilidade. 
•    Shakti: A mãe cósmica, reverenciada em várias formas, como Durga, Kali e Parvati.

    Apresentaram igualmente a história de vida do seu Guru Gobind Singh; nascido Gobind Rai; 22 d e dezembro de 1966 – 7 de outubro de 1708) foi um líder religioso, guerreiro, poeta e filósofo. Ele foi o último dos 10 Gurus Siques humanos e sucedeu ao seu pai, o Guru Tegh Bahadur como líder dos siques aos nove anos de idade. 
    Entre suas notáveis contribuições ao siquismo estão os Cinco K, os cinco artigos de fé que os siques pertencentes à Khalsa usam o tempo todo, tendo iniciado a Khalsa em 1699,[3] e a sua contribuição à formalização contínua da religião, fundada pelo primeiro guru, Nanak, no Século XV.[4][5] Ele foi o décimo guru sique, atribuindo a condição de guru ao décimo primeiro e eterno guru, o Guru Granth Sahib
 

Pin It

M. da Educação

C.M. de Alpiarça

CF Lezíria do Tejo

APEEA

 

Localização

Quem está online

Temos 16 visitantes e 0 membros em linha

O nosso website usa cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, confirma que aceita a sua utilização. Esperamos que esteja de acordo. Conheça a nossa política de utilização de cookies.
Mais Informação Ok